header

Atualidade política da Concelhia do PS Lisboa | Nº1 - 17 Maio 2016

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA - SABIA QUE:

Sob a responsabilidade da CML estão 86 Escolas Básicas/1ºCiclo e 71 Jardins de Infância, no total de 18 527 alunos da nossa cidade.

Desde 2008 a CML investiu fortemente na Rede Escolar. Isto significou a construção de 9 escolas novas, 16 beneficiações gerais, 14 beneficiações parciais, 12 construções ou reformulações de cozinhas ou cantinas, 8 substituições de coberturas, 11 qualificações de espaços exteriores, estando ainda 3 obras a decorrer e 18 obras em escolas na fase de concurso. Mais de 100 milhões de euros investidos desde 2008.

A Ação Social Escolar, seja em apoio à Gestão Escolar, seja em Apoios Socioeducativos, seja em CAF/AAAF (Componente de Apoio à Família/Atividades de Animação e Apoio à Família, que abrangem 5758 alunos), significa 2 065 897€ no Orçamento da CML.

A CML fornece, em 90 escolas, seja por confeção local ou catering, pequenos-almoços a 1964 alunos, lanches a 10521 alunos e almoços a 14633 alunos, diariamente.

Para além da obrigação legal de comparticipação integral das refeições dos alunos do Escalão A e dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, bem como de 50% de cada refeição dos alunos de Escalão B, a CML paga na íntegra todas as refeições, quer do Escalão A, quer do Escalão B, quer de alunos NEE, significando isto um apoio de alimentação a 9039 alunos. O Programa Alfacinhas de transporte de crianças do 1ºCiclo a aulas de natação abrange 11122 alunos.

Ao abrigo do Programa Passaporte Escolar, foram transportadas 51797 crianças em visitas de estudo a equipamentos que promovam a educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e a educação cívica.

A CML inovou na promoção da educação para a sustentabilidade através da promoção de diferentes programas nas escolas como o Projetos Hortas na Escola, Legumes no Prato, Projeto Mochila Verde e Concurso “Combate ao Desperdício Alimentar”.

Educação? Juntos Fazemos Lisboa.

 
foto

CRISE DOS REFUGIADOS EM DEBATE COM ANTÓNIO GUTERRES

O Partido Socialista continua esta semana o ciclo de debates abertos sobre temas que marcam a atualidade, pontuando o caminho para o seu 21º Congresso Nacional. No dia 19 de Maio, quinta-feira, estará em debate a resposta à crise dos refugiados, com a participação de António Guterres, antigo alto comissário das Nações Unidas, e Rui Tavares, fundador do partido Livre.

A sessão será moderada pela secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Na sede nacional do PS, às 17h30. Participe!

 
foto

NENHUMA CRIANÇA DEIXARÁ DE FREQUENTAR DE COMPLETAR CICLO QUE FREQUENTA

O primeiro-ministro António Costa acusou na passada 6ª feira, o PSD de enganar as pessoas sobre os contratos de associação com colégios privados que assinou quando estava no Governo, reiterando que nenhuma criança que esteja abrangida por um contrato deixará de completar o ciclo que frequenta.
[ ler + ]

 
foto

PS AVANÇA NA CAMINHADA PELA LIBERDADE E IGUALDADE NA FAMÍLIA

O acesso à Procriação Medicamente Assistida (PMA) será alargado após a aprovação, na Assembleia da República, do projeto de lei nesse sentido que recolheu os votos favoráveis das bancadas do PS, BE, PCP, PEV, PAN e 16 deputados do PSD.
[ ler + ]