Se não consegue visualizar este email, clique aqui

NEWSLETTER Nº2 - 31 OUTUBRO 2014
logo PS Lisboa

PS LISBOA INICIA VISITAS DE TRABALHO
ÀS FREGUESIAS DE LISBOA

O PS Lisboa consciente que é essencial uma política de proximidade e relacionamento com todos os autarcas, para a prossecução do nosso projeto político, iniciou no passado dia 24 de outubro um conjunto de visitas de trabalho nas Freguesias de Lisboa.

A primeira visita teve lugar na Freguesia de S. Domingos de Benfica, com um almoço de trabalho entre o Secretariado da Concelhia de Lisboa e os Presidentes de Junta de Freguesia do PS.

Percorremos ainda alguns dos projetos em curso na freguesia, como é o caso do Rossio de Palma (projeto "Uma praça em cada Bairro"). Foi nos dado o ponto de situação do projeto no Parque Bensaúde. Constatamos o excelente trabalho relativo ao melhoramento das faixas de rodagem (pinturas) da Estrada da Luz, importante via de circulação naquela freguesia. O Presidente da Junta de Freguesia António Cardoso, em conjunto com o Vereador Manuel Salgado, tiveram ainda a oportunidade de nos dar conta do projeto de reestruturação da Praça Humberto Delgado.

A visita terminou na Quinta da Alfarrobeira, a futura sede da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica.

A próxima visita de trabalho será na Freguesia da Penha de França, no próximo dia 7 de novembro.

SECRETARIADO DO PS LISBOA REÚNE
COM GRUPO MUNICIPAL DO PS NA AML

O Secretariado da Concelhia de Lisboa do Partido Socialista reuniu no passado dia 10 de Outubro com o Grupo de Deputados Municipais do PS. Este encontro foi uma excelente oportunidade para fazer um balanço do primeiro ano de mandato e ainda para todos os presentes fazerem uma análise global da situação política. Em cima da mesa estiveram essencialmente os desafios do trabalho político futuro e o aperfeiçoamento da articulação entre os eleitos no Secretariado, Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Lisboa.

ENTREVISTA A ANTÓNIO CARDOSO, PRESIDENTE DE JUNTA DE FREGUESIA
DE S. DOMINGOS DE BENFICA

1. Que balanço faz do primeiro ano de mandato à frente dos destinos da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica?

R. Faço um balanço muito positivo. Neste primeiro ano dei prioridade à reorganização interna da Junta de Freguesia, à área social e à melhoria da mobilidade e acessibilidade na Freguesia.

As novas competências atribuídas no passado dia 10 de março às Juntas de Freguesia de Lisboa obrigaram a uma reorganização interna dos recursos humanos da Autarquia, dos serviços e das suas instalações e era fundamental fazer isso para tornar eficiente o trabalho da Junta e continuar a responder de forma célere e eficaz às inúmeras solicitações dos nossos fregueses.

Na área social dei especial atenção às crianças e aos nossos Seniores através, por exemplo, da realização dos Programas Praia-Campo, Verão Radical e Praia-Campo Sénior. Durante todo o ano organizámos também vários passeios e actividades dirigidas aos Seniores de modo a proporcionar-lhes uma maior ocupação do seu tempo e a continuarem uma vida ativa e saudável, física e psicologicamente.

De referir também as obras que levámos a cabo nas 3 escolas básicas da Freguesia, agora sob a nossa gestão. Um dos meus objetivos a longo prazo é tornar São Domingos de Benfica uma Freguesia agradável para as famílias e essas famílias só poderão escolher São Domingos de Benfica para viverem se as escolas básicas forem boas, tiverem boas instalações, e se houver programas interessantes onde possam deixar os seus filhos nas férias, enquanto estão a trabalhar.

Não posso deixar também de dar uma palavra relativa à mobilidade e à acessibilidade. Tenho dado muita atenção à manutenção e arranjo dos acessos pedonais, à repintura de passadeiras e rebaixamento de passeios, à poda de árvores, à requalificação dos espaços verdes, à construção de novas bolsas de estacionamento e ao combate ao estacionamento abusivo. Uma palavra também para o início das obras de construção da rotunda das Laranjeiras, localizada no cruzamento da Rua Virgílio Correia com a Rua Lúcio de Azevedo, na zona das Laranjeiras. Neste local ocorrem acidentes com alguma regularidade, o que tem dado origem a reclamações, por parte dos nossos Fregueses, e que levou a que a JFSDB, juntamente com a CML, avançasse para a alteração da geometria do cruzamento existente. Esta remodelação permitirá gerir, com maior segurança, todos os movimentos existentes, de peões e veículos e minimizar os conflitos actualmente existentes.

2. Com a reforma administrativa da cidade de Lisboa as juntas de freguesia receberam novas competências. Quais os desafios que tem encontrado?

R. Desafios novos mas todos eles muito positivos e exigentes. As novas competências das Juntas de Freguesia aproximam ainda mais os fregueses da sua Junta, exigem mais de nós, enquanto Presidentes, mas melhoram significativamente a vida dos cidadãos.

Há agora uma maior exigência de rigor da nossa parte, enquanto Presidentes de Junta, mas o resultado final é, com certeza, muito melhor e quem ganha com isto são as pessoas que moram nas nossas freguesias.

3. Que projectos ambiciona realizar até ao final do mandato?

R. A recuperação da Quinta da Alfarrobeira, que já começou, é um dos projetos que, tenho a certeza, marcará o meu mandato e a Freguesia. Ali ficarão localizadas as novas instalações da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica que com toda a certeza melhorarão a proximidade com os nossos Fregueses. Pretendo que os seus magníficos e imponentes jardins sejam finalmente postos ao serviço da Freguesia e da Cidade. Outros projectos considerados relevantes e necessários à Freguesia estão também em análise e quero que sejam concretizados durante este meu mandato. Posso referir, nomeadamente, o redesenhar de todo o espaço físico viário e pedonal em frente à Pastelaria Califa de modo a melhorar a mobilidade e as acessibilidades; a intervenção no cruzamento da Estrada da Luz com a Rua dos Soeiros (Torres de Lisboa); a intervenção e requalificação de algumas zonas da Praça de Sete-Rios (terreno da antiga Escola da PIDE e Triângulo localizado na confluência da Estrada das Laranjeiras com a Praça de Sete-Rios) bem como as remarcações e a repavimentação de toda a Estrada da Luz. A par destes projectos que referi, existem muitos outros também no plano social, cultural e desportivo que certamente serão postos em prática ao longo deste meu mandato.

4. Qual o papel que está reservado para a freguesia de S. Domingos de Benfica na cidade de Lisboa?

R. O papel de uma Freguesia capaz de se renovar e de ser simultaneamente um pólo cultural da cidade de Lisboa. Destaco a este nível, e por razões óbvias, o Museu da Musica que pretendem retirar da nossa Freguesia com destino a Mafra. Tudo tenho feito, e continuarei a fazer, para que o mesmo aqui se mantenha. Quero tornar São Domingos de Benfica uma Freguesia onde as pessoas queiram viver, onde as novas famílias venham procurar a sua primeira casa porque, aqui, têm qualidade de vida, têm segurança. E quero abrir a Freguesia à cidade. Em São Domingos de Benfica há muitos pontos de interesse, palácios, quintas, uma parte significativa da floresta de Monsanto, e há que dá-los a conhecer aos lisboetas.

    Partido Socialista    

PS LISBOA ©2014 - Direitos Reservados
Recebe esta newsletter porque está inscrito na nossa base de dados.

Facebook
Facebook
  Email
Email
  Website
Website
 
 
 
Partido Socialista